Dando um gás na sua cerveja

Você sabe o que fazer quando a sua cerveja fica “choca”, sem graça e sem gás?
Uma sugestão é realizar a carbonatação forçada que consiste em injetar gás carbônico na bebida.

A técnica é uma das queridinhas dos mestres cervejeiros e está relacionada com a cerveja nova e recém saída do fermentador. Nessa parte do processo a bebida ainda não possui gás e é aí que entra a carbonatação forçada, ou seja, a transferência do gás carbônico (CO2) para o barril que está com a cerveja.

O processo é bem simples e pode ser feito em qualquer um dos nossos barris iKEG junto com a torneira italiana iKEG ou os itens Ball Lock iKEG: basta ajustar o manômetro para o nível de pressão desejado (sugerimos 30 PSI’S) e começar a injetar o CO2 na bebida. A quantidade de CO2 vai depender do estilo de cerveja que você vai fazer.

Para facilitar, listamos os equipamentos necessários e o passo a passo:

Equipamentos:

- barril iKEG;

- cápsula de CO2 para uso alimentício iKEG;

- torneira italiana iKEG ou itens Ball Lock iKEG.

Passo a passo para carbonatar a cerveja:

  • Encha o barril e deixe um headspace de 10%;
  • Feche o barril com a torneira italiana iKEG, conecte o regulador (fechado) e já com a cápsula;
  • Regule a pressão em 30 PSI, aproximadamente, e puxe a válvula de alívio de pressão. Repita esse processo três vezes;
  • Regule a pressão até o máximo;
  • Agite o barril para acelerar a entrada do CO2 na bebida. Recomendamos agitações de 1 minuto com descanso de 5 minutos durante 10 vezes;
  • Para saber a quantidade de CO2 que já entrou, feche o regulador e chacoalhe o barril por aproximadamente 1 minuto. Repita esse processo até que o ponteiro esteja em 15 PSI;
  • Se for só por exposição, guarde o barril por 24 horas em um refrigerador. Se for em temperatura ambiente, recomenda-se que sejam 48 horas.

Cerveja carbonatada agora é só brindar e marcar a gente nas redes sociais @ikegbr.

Cheers!


iKEG
@ikegbr

10 comentários

  • Oi André!
    Para armazenar a sua iKEG em baixas temperaturas, recomendamos que seja retirado o regulador de pressão junto com o espigão e a cápsula de CO2. Para retirar essas peças, basta fechar o regulador de pressão, manter a cápsula conectada a ele e desenroscar a porca na base do espigão.
    Qualquer dúvida, é só nos chamar no chat aqui no nosso site.
    Cheers!

    iKEG
  • Ola, ontem fiz carbonatação forçada pela primeira vez no ikeg, fiz os processos e estabilizou em 17 psi, deixei na geladeira como recomendado e no amanhecer de hoje estava marcando 25 psi.
    Obs: eu não retirei a capsula e o regulador estava totalmente fechado.

    André
  • Olá, Sol!
    Pode sim! Para armazenar a sua iKEG em baixas temperaturas, recomendamos que seja retirado o regulador de pressão junto com o espigão e a cápsula de CO2. Para realizar a retirada dessas peças, basta fechar o regulador de pressão, manter a cápsula conectada a ele e desenroscar a porca na base do espigão. Dessa forma, não haverá o risco de vazamento do gás e nem do líquido.
    Cheers!
    iKEG

    iKEG
  • Posso guardar a chopeira na geladeira ou no freezer com a minha cerveja para leva-la para um churrasco no dia seguinte? se eu fizer isso ela vai gelar ainda mais a minha bebida?

    Sol
  • Olá, Antônio!

    O prazo para o consumo de chopp é até 7 dias e para o de cervejas engarrafadas em até 14 dias. Lembrando que nestes casos o barril não deve possuir headspace, ou seja, oxigênio em contato com a cerveja.
    Estamos à disposição também em todos nos nossos canais de atendimento (Facebook, Instagram, Whatsapp e E-mail).

    Cheers!
    iKEG
    atendimento@ikeg.com.br

    iKEG

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados